terça-feira, 14 de junho de 2011

9ª Semana dos Museus - um grande sucesso!



Visando divulgar suas atividades, bem como explorar o potencial educativo da instituição, a equipe do Museu da Música preparou uma série de atividades especiais dentro e fora de seu espaço físico durante 9ª Semana dos Museus, entre 16 e 22 de maio de 2011.

 A abertura da programação realizou-se no domingo, dia 15, com uma apresentação do Grupo Poema Sonoro, da cidade de Joinville- SC no tradicional Café Musical. O grupo é famoso na região por musicalizar poesias de autores catarinenses com uma ampla instrumentação. O evento, realizado numa manhã chuvosa de domingo atraiu cerca de 30 pessoas ao Museu da Música. Neste dia aproveitou-se para divulgar a atividades do Museu da Música para a 9ª Semana dos Museus.

A exposição “Contextualizando a Arte do Século XX” recebeu visitações de estudantes e artistas da região. Os estudantes desenvolveram atividades educativas relacionadas. A Land Art (arte da terra), que também fazia parte da exposição, foi montada no pátio do Museu por artistas da região e atraiu a atenção dos visitantes.

Outra atividade marcante da 9ª semana dos Museus foi a exposição itinerante “O Museu vai à escola”. Itens do acervo do Museu como instrumentos musicais, partituras, discos, livros, foram levados a 8 escolas da rede pública de ensino do município de Timbó. A arte educadora do Museu, Bruna Hedler, passava um dia inteiro em cada escola com todas as turmas, uma de cada vez, realizando atividades educativas e mostrando como é o funcionamento do Museu e a importância deste na preservação da memória de um povo.  As atividades realizadas no Museu como catalogação, limpeza das peças, criação e montagem de exposições puderam ser feitas pelos próprios alunos. Nessa atividade foram atendidos cerca de 2.200 crianças e adolescentes que demonstraram muito interesse nas atividades.

Para o Museu da Música as atividades promovidas na 9ª Semana dos Museus oportunizaram a comunidade obter um conhecimento mais amplo de como funciona um museu. Atraiu também novos visitantes, despertou o interesse das crianças, e muitas delas se sentiram motivadas a conhecer o Museu, trazer seus familiares e até mesmo aprender a tocar um instrumento musical.

Realmente, a 9ª Semana dos Museus foi um grande sucesso. Ano que vem tem mais!









Nenhum comentário:

Postar um comentário