terça-feira, 10 de maio de 2011

MÚSICA E POESIA NO CAFÉ MUSICAL DE MAIO NO MUSEU DA MÚSICA!

   
      O Café Musical do mês de maio abre a programação do Museu da Música para Semana Nacional de Museus que ocorrerá entre os dias 16 e 22 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão eventos em torno de um mesmo tema, Museus e Memória. 
     O Museu da Música preparou uma série de atividades para marcar esta data e no dia 18 de maio (quarta feira), Dia Internacional dos Museus, a visitação em todos os museus de Timbó será gratuita para todos os visitantes. O guia com programação completa do Museu da Música para a 9ª Semana dos Museus está disponível no site do IBRAM (www.museus.gov.br).



      E para os amantes da poesia e da música o Café Musical de maio traz para o palco do Museu da Música o Grupo Poema Sonoro da cidade de Joinville, SC. O grupo é composto por jovens talentos e músicos experientes com instrumental de caráter acústico. O objetivo do grupo é musicar poemas de autores catarinenses. Esta ideia partiu do anseio do professor Marco Aurélio Schmidt em evidenciar a arte produzida no Estado de Santa Catarina.
      Ao unir a música e a poesia vislumbrou-se um poderoso meio de transmitir sentimentos e ideias de artistas do nosso Estado. Dos poetas e das poetisas, dos quais suas poesias são utilizadas, destacam-se José Miguel, Malú Barni, Norberto Well, Lindolf Bell, Caco de Oliveira, Lausimar Laus, Celeste Laus, Cora Laus Simas e Raul Costa, Fátima Venutti, Bettina Weege, Borges de Garuva, que transmitem uma riqueza poética que merece ser reconhecida e lembrada.
     A música vem a dar a moldura necessária em que o compositor evidencia as particularidades poéticas, por meio de uma sonoridade que remete os ouvintes a reflexão, alegria, angústia, amargura, doçura, benevolência e sentimentos presentes nos poemas.
     Pensando na interpretação das composições, formou-se em 2008 o Grupo Poema Sonoro. Em sua primeira formação realizaram-se apresentações por Joinville.
     Em 2009, com a segunda formação, o Grupo ganhou qualidade e decidiu-se apresentar seu trabalho incluindo outras cidades de Santa Catarina.
     Em 2010 o Grupo Poema Sonoro gravou seu primeiro CD e realizou vinte apresentações, consolidando a iniciativa inicial: disseminar a arte poética joinvillense e catarinense, criando uma nova perspectiva para o envolvimento estético do ouvinte com a poesia, a partir da música.


   Não deixe de prestigiar esse encontro de poesia e música acompanhado de um bom café da manhã. A entrada é franca.

Local: Museu da Música
R: Edmund Bell, S/N
Bairro Dona Clara
Timbó –SC
Data: 15/05/2011
Horário: a partir das 9h:30min

Nenhum comentário:

Postar um comentário