quarta-feira, 20 de abril de 2011

Museu da Música participa da 9ª Semana dos Museus



A Semana Nacional de Museus será realizada de 16 a 22 de maio, e faz parte das comemorações do dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Para essa semana e também para o todo o mês de maio o Museu da Música prepara uma série de ações envolvendo escolas e a comunidade em geral.
O tema da 9ª Semana dos Museus é “Museus e Memória". Este tema procura enfocar a importância dos museus para a história dos povos e das sociedades e leva os participantes a redescobrirem a memória individual e coletiva. Os Museus tem coleções que são fundamentais para a memória das comunidades em que vivemos, esses objetos são expressões do nosso patrimônio cultural e natural.
A Semana dos Museus é uma oportunidade para museus do Brasil promoverem eventos sobre um mesmo tema e se integrarem, intensificando suas relações com a sociedade.
Com esse objetivo o Museu da Música também preparou uma série de atividades especiais que serão realizadas durante todo o mês de maio no  Museu e em algumas escolas para marcar essa data. O tema do Museu da Música para a 9ª Semana dos Museus será "A Memória Viva nos Museus". O Museu da Música busca dentro das atividades propostas interagir com a comunidade local na busca da preservação de nossa memória.
        Para isso serão realizadas atividades nas escolas visando compreender a ação museológica como ação educativa capaz de contribuir para que o cidadão possa ver a realidade e expressá-la, qualificada como patrimônio cultural.
O projeto tem como público alvo crianças e  jovens de 10 a 17 anos das escolas de Timbó e será desenvolvido com estudantes no ambiente da escola. Algumas atividades também serão realizadas no Museu da Música.
As atividades realizadas no Museu incluirão exposição de curta duração e ações educativas relacionadas às exposições temporárias. Nas Escolas serão expostas peças do acervo do Museu durante um dia todo e nesse período atividades  lúdicas e outras ações educativas serão realizadas com os alunos.

As ações educativas serão realizadas nas seguintes escolas:
E.M. Erwin Prade - 05/05
E.E.B. Ruy Barbosa - 09/05
E.E.B. Prof. Juvenal Cardoso Zanella - 10/05
E.M. Pe. Martinho Stein - 17/05
E.E.F. Hugo Roepke - 18/05
E.M. Tiroleses- 19/05
E.M. Maurício Germer - 20/05
E.E.F. Clara Donner - 25/05








Nenhum comentário:

Postar um comentário