sexta-feira, 8 de abril de 2011

Exposição "Contextualizando a Arte do Século XX"


"Graças à arte, em vez de contemplar um só mundo, o nosso, vê-mo-lo multiplicar-se, e dispomos de tantos mundos quantos artistas originais existem..."
(trecho de Em busca do Tempo Perdido – O tempo Redescoberto, Marcel Proust).



Wassily Kandinsky
Amarelo, Vermelho, Azul
     
           As primeiras décadas do século XX foram marcadas pela crise do capitalismo e pelo nascimento das democracias de massa. O homem viveu a guerra e começou a questionar os valores do seu tempo. Com isso, a produção artística do início do século XX foi particularmente brilhante pelas suas inovações em quase todos os domínios.
            A arquitetura, tendo à sua disposição meios até então desconhecidos, procurava novas formas. De uma maneira mais ou menos inconsciente, os artistas estavam à procura de um novo estilo, contra o enquadramento do academicismo. Surge, então, um novo mundo com expressões originais e de certa forma caótico.
             A produção musical da Europa aflorou-se. Temos de Liszt a Wagner; na Itália de Verdi e Puccini; na França de Fauré e Debussy; na Rússia de Rimsky-Korsakov e Tchaikovsky; na Áustria de Schonberg; até a nostalgia e musicalidade do Jazz norte-americano. Na escultura temos Auguste Rodin, com a conhecida obra O pensador.
           O cinema ganha vida em 1912 com o surgimento da sincronização entre a película e o fonógrafo. Surge a “fábrica de sonhos” que é Hollywood, e com ela vem artistas de enorme popularidade como: Mary Pickford, Theda Bara, Charles Chaplin, Rodolfo Valentino, dentre outros. (ARRUDA, 2004).


       No mês de maio o Museu da Música apresentará a exposição: Contextualizando a Arte do Século XX. A exposição irá trazer ao público, principalmente às escolas, uma sinopse geral da arte deste século, repleto de descobertas e acontecimentos, que sem dúvida alguma, afetaram o pensamento de toda a humanidade.


                                      

       Para que o “contextualizar” seja possível, vários caminhos foram elaborados para a melhor compreensão do público. Através de um guia, o visitante poderá passar de uma seção a outra contextualizando as diversas linguagens artísticas deste século. O roteiro consiste, em diversas perguntas que o visitante abordará através das obras e buscará responder, apreciar e criar.
Assim, será apresentado: cópias de pinturas, instalações, construção de Land Art, exposição de fotografias, audições de obras musicais, vídeos de ballet, sessão de filme e atividades educacionais que estarão à disposição dos amantes ou curiosos da arte contemporânea. O objetivo da exposição é mostrar ao público visitante, como é possível contextualizar a arte contemporânea que está interligada em suas diversas formas de expressão.

       A partir do material exposto, o visitante será instigado a pesquisar, criar e contextualizar, desenvolvendo sua própria visão sobre as obras.
 A exposição estará à disposição do público de 03 a 31 de maio de 2011, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 no Museu da Música. Entrada gratuita.

-A criação da Land Art (arte da terra) será realizada no pátio do Museu da Música, com diversos elementos da natureza. O evento estará aberto aos interessados e acontecerá no dia 07 de maio às 14h.

E atenção! Os fotógrafos, profissionais ou amadores, também poderão apresentar a sua visão sobre o Museu da Música. O tema será: "Olhares no Museu". Os interessados poderão entregar as suas fotos até o dia 10 de maio e as mesmas ficarão em exposição durante o mês.


No início de maio postaremos no blog mais detalhes da exposição com fotos de cada seção, instalações, visitações, Land Art etc. Aguardem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário