sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Exposição " As origens do Carnaval Brasileiro" em fevereiro no Museu da Música!



Exposição discute a história do carnaval brasileiro

Entrando no clima das comemorações de carnaval e buscando resgatar a história do carnaval no Brasil o Museu da Música prepara para o mês de fevereiro e março a exposição “As Origens do Carnaval Brasileiro”.

Quando se fala em carnaval, o que vem a mente da maioria das pessoas é aquela multidão nos desfiles do sambódromo ou atrás dos trios elétricos. A realidade é que os carnavais antigos caíram no esquecimento, já não fazem mais parte da memória coletiva.

A exposição abordará as origens do carnaval brasileiro através das influências culturais trazidas pelos nossos colonizadores, o desenvolvimento da folia no Brasil e como o carnaval é comemorado nos dias de hoje.

Das festas populares do Brasil, o carnaval é, sem dúvidas, a mais grandiosa delas e uma das poucas manifestações folclóricas que ainda sobrevivem e conseguem envolver o grande público.

O carnaval no Brasil parece ter tido origem com nossos primeiros colonizadores, sob a forma de entrudo. Por volta de 1850, o velho carnaval lusitano foi aos poucos sendo substituído por bailes à fantasia em recintos fechados.  Mais tarde outras manifestações lhes tomam o lugar. A partir daqui tem-se visivelmente a separação social. As camadas inferiores da população urbana brasileira eram compostas em sua maioria de indivíduos de origem africana de modo que sua música e a dança dos blocos, dos ranchos, dos cordões foram fortemente influenciadas por sua civilização de origem. Já as músicas e danças das classes superiores permaneciam próximas aos da Europa. No século XX somente o carnaval de tipo Europeu – o “civilizado” era permitido. Assim aconteciam as perseguições à prática dos blocos, ranchos etc.

Com o tempo, os cortejos de blocos e ranchos foram tomando uma importância cada vez maior, passando a ser aceitos, surgindo assim uma nova denominação – as Escolas de Samba.Nos dias atuais pode-se identificar facilmente as diferenças dos carnavais executados nas pequenas e grandes cidades do país. A primeira persiste, ainda hoje, como uma festa religiosa estreitamente associada à quaresma, enquanto nas cidades grandes, tornou-se uma festa profana.

Outra distinção interessante entre dois estados brasileiros encontra-se no Rio de Janeiro onde se festeja o carnaval assistindo aos desfiles em seus camarotes de luxo ou arquibancadas e na Bahia com seus cordões e trios elétricos arrastando multidões pelas ruas. Assim temos um país com diferentes culturas, mas de certa forma integradas, com uma origem comum.

A exposição contará com uma mostra fotográfica retratando os bailes do passado realizados nas ruas e em clubes carnavalescos, atividades lúdicas e vídeos.

As atividades lúdicas e didáticas são direcionadas a alunos de todas as faixas etárias. As escolas que tiverem interesse poderão agendar sua visita. Mas todo o público está convidado a visitar a exposição que terá entrada franca.

As atividades lúdicas e didáticas incluirão identificar, com a utilização de áudio e vídeo a instrumentação do carnaval e algumas das formas de composição e os povos que contribuíram com suas influências musicais e a confecção de máscaras de carnaval.

Período da exposição: 15 de fevereiro a 15 de março de 2011
Local: Museu da Música
Rod.: SC 477, km 05
R: Edmund Bell, S/N
Bairro Dona Clara
Timbó-SC
Visitação: terça a domingo das 08h:30min às 11h:30min e das 13h:30min às 17h:30
Agende sua visita: (47) 3399-0418
museudamusica@culturatimbo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário