quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Ações Educativas em 2011 no Museu da Música!



Os Museus são espaços de extrema riqueza para a formação educacional, cultural e cidadã, espaços de aprendizagem. O museu pode e deve estar a serviço do trabalho do educador. É um bom instrumento para apoiar pesquisas e referenciar estudos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula. A parceria entre escolas e museus poderá vir a constituir-se como uma ferramenta fundamental não só para fazer dos museus espaços dinâmicos, de aprendizagem e prazer, capazes de atrair mais visitantes e de cumprir com os seus papéis de desenvolvimento social, cultural e artístico, mas também para que as escolas se abram ao exterior e à comunidade, reconhecendo os museus como elementos do sistema educativo onde se pode ensinar e aprender de uma forma diferente.
         A partir deste contexto, o Museu da Música visa transcender junto às escolas, com atividades que tenham um diálogo pedagógico, que transladem para o contexto escolar as práticas educativas. Dessa forma, o educador poderá se servir dos conceitos, dos procedimentos e das vivências ocorridas no Museu para complementar ou aperfeiçoar sua prática escolar.
         As atividades educativas visam contribuir para as diversas disciplinas escolares, isto, por meio de atividades musicais, fundamentadas por diversos educadores musicais, como: Keith Swanwick, Murray Schafer, Hans Joachim Koellreutter, Teca Alencar de Brito e tantos outros de grande importância, que discutem o elo musical no meio escolar.
Do mesmo modo, é possível contribuir para o rompimento dos resquícios dos antigos métodos de ensino da ‘arte ou música na escola’, que ainda possa haver no contexto educativo.
 Ao apropriar-se, realizando as devidas e necessárias adaptações dos conceitos, recursos e procedimentos praticados nos museus, o professor altera o foco de seu processo de ensino, geralmente alicerçado no fazer artístico, em determinado artista ou movimento estético; passa a centrá-lo na obra, partindo da obra como referência.
O plano contará com uma série de atividades para as diversas disciplinas que abrangem o currículo das escolas, além de atividades musicais direcionadas aos temas das exposições que acontecem ao longo do ano. Após a visitação das escolas, serão feitos relatórios das atividades realizadas e os mesmos serão arquivados e controlados conforme as próximas visitas da escola ou da mesma turma. Dessa forma, haverá uma linha de desenvolvimento pedagógico entre as atividades aplicadas. Através deste plano de atividades, a equipe educativa do Museu da Música almeja criar um elo entre o Museu e as escolas da região ampliando as fontes de conhecimento de ambas as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário